-
26/10/2023
CDL Conexões realiza visita técnica à fábrica da Viva Embalagens
Os participantes foram recebidos pelo diretor Comercial da Viva, Guilherme Tancon, o coordenador Comercial, Felipe Hammes, e o gerente de Produção, Clóvis Bueno, que realizaram uma explanação sobre a história e a cultura da empresa, seus produtos e dia a dia da Viva e, posteriormente, coordenaram a visita à fábrica.
Os participantes ficaram admirados com a variedade de produtos desenvolvidos pela Viva, bem como por sua cultura e qualidade nos serviços prestados. Em conversa com os visitantes, em comum, eles citaram que foram surpreendidos positivamente por uma empresa de Blumenau atender a dezenas de players nacionais há tanto tempo.
O nucleado e empresário Jeferson Godoy, da Usine Soluções Industriais, considerou a visita muito interessante e destacou três pontos que mais lhe chamaram a atenção. “O primeiro ponto foi como a Viva trabalha com o comercial, em se posicionar como uma solução em embalagens e não uma fábrica. Eles buscam entender a necessidade do cliente para então fornecer a solução. Um diferencial, que eu ainda não tinha visto no segmento de indústria de embalagens”, explica.
Godoy também ficou surpreendido com o engajamento dos colaboradores e a retenção, que é de 98,3%. “Os funcionários têm muito tempo de casa, com baixa rotatividade. Ficou clara a importância do colaborador estar inserido na construção das soluções, de ter fácil acesso aos gestores e poder participar de todo o processo, independentemente do cargo que ocupa. O resultado vem na retenção e na qualidade”, aponta o empresário. Atualmente a Viva Embalagens possui aproximadamente 140 funcionários, sendo que cerca de 85 são colaboradores diretos.
A sustentabilidade foi outro ponto que chamou a atenção dos visitantes. A Viva Embalagens desenvolve inúmeras embalagens sustentáveis. A grande novidade é o plástico compostável, que se transforma em adubo em 180 dias. “O uso dessa tecnologia verde é muito interessante e poder conhecer esse processo foi uma grande experiência”, afirma Godoy.
Outro ponto que chamou a atenção dos participantes foi o investimento em equipamentos. “A gente não imagina que tem todo esse maquinário, com tamanha tecnologia. E todas essas máquinas precisam de gente, por isso também a importância da gestão de pessoas”, aponta Celio Herkenhoff, associado à CDL e proprietário da Loja Herkenhoff.
Ao fornecer embalagens de diversos formatos, tipos e tamanhos para marcas nacionais de grande credibilidade e magnitude, a empresa se solidifica no mercado com ampla referência no setor. “São embalagens produzidas em Blumenau para todo o Brasil. Boa parte dos brasileiros já pegou uma embalagem da Viva na mão e é de Blumenau. Muito orgulho para nós”, destaca Godoy.
A Viva Embalagens também é responsável, em parceria com a CDL Blumenau, por produzir a Sacola do Comércio de Blumenau, feita com matéria-prima extraída do bagaço da cana-de-açúcar. Ou seja, é um plástico verde.
Assuntos relacionados:
Relacionados: